



Av Arthur Bernardes 801, sala 74 - Curitiba-Pr
Av. Getúlio Vargas 165 - sala 102 - Agudos do Sul - PR



41- 98848-6173
Qual o papel do Psicanalista?
​
A Psicanálise foi criada por Sigmund Freud (1856-1939), médico e neurologista Austríaco.
O objetivo da terapia na Psicanálise é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, trazer o inconsciente ao consciente.
Para os tratamentos, os Psicanalistas baseiam seus procedimentos na base teórica de Freud, que utilizou conceitos da biologia, da neurociência e da física para formular suas teses.
A Psicanálise é eficaz no tratamento das psicopatologias, que são um estudo sistemático em torno do comportamento, cognição e vivências anormais do ser humano, em outras palavras, se atém às peculiaridades de uma mente com transtornos mentais. Essa área inclui também as doenças explicativas, baseadas em conceitos teóricos, e a classe das descritivas, focadas na categorização de experiências anormais, tanto as comunicadas pelos pacientes, quanto as observadas e diagnosticadas pelo Psicanalista.
O que é IntegrativaPsi?
IntegrativaPsi, trabalha com Terapias e Psicoterapias Integradas.
Uma metodologia que abre o leque de possibilidades da base psicanalítica iniciada pela escola freudiana.
Tem o propósito de compreender o paciente de forma holística, como ser espiritual integral.
Integra elementos complementares à análise, que possibilitam o autoconhecimento de maneira mais eficiente.
A Associação Livre, idealizados por Freud, ainda fazem parte do tratamento e nada foi alterado no atendimento psicanalítico tradicional, para pacientes que optarem por este atendimento.
Algumas das técnicas integrativas que podem ser empregadas por nossa proposta de forma complementar, incluem:
Psicoterapia - Psicoterapia Holística - Hipnose - Regressão - PNL - Auriculoterapia, Bioenergias - Radiestesia - Cromoterapia - Reiki.
​
A integração de técnicas, possibilita melhor conforto e adaptação de nossos pacientes, de forma humanizada, espiritualizada e integrativa.
Psicanálise x Psicoterapia
Qual a diferença?
​
O termo psicoterapia se refere ao atendimento terapêutico, ou seja, trata-se de um tratamento onde fatores psicológicos são o foco.
O psicanalista é também um psicoterapeuta que se utiliza da técnica específica da psicanálise.
Psicanalista ou psicoterapeuta são profissionais que trabalham aspectos psicológicos, sendo que a palavra psicoterapeuta é de uso amplo para todo profissional deste setor e, a palavra psicanalista se refere aos profissionais que se utilizam da abordagem psicanalítica.
Existem diversos tipos de abordagem dentro da psicanálise tradicional, da qual Freud foi o grande idealizador. Porém, o seu legado foi sendo estudado, aprimorado e até mesmo modificado ao longo do tempo por seus diversos discípulos — como Lacan, Jung e outros. Assim surgiu uma das novas correntes da psicanálise: a Psicanálise Integrativa, onde integramos com outras técnicas.
A Psicanálise Integrativa é uma abordagem menos limitada que a originalmente proposta, e, mais condizente com a realidade atual na busca pelo autoconhecimento.
A abordagem integrativa, abre o leque de possibilidades da base psicanalítica iniciada pela escola freudiana. Tem o propósito de compreender o paciente de forma holística, como ser espiritual integral.
Quais os benefícios da IntegrativaPsi?
Ao oferecer um tratamento tradicional somado a abordagens complementares, a Psicoterapia Integrativa nos proporciona dois principais benefícios em relação a um tratamento psicanalítico tradicional.
São eles:
​
-
A diminuição do tempo de análise;
-
E um modelo de tratamento que permite o entendimento de toda a complexidade do indivíduo.
A psicanálise é comumente conhecida por proporcionar uma “terapia eterna” a seus pacientes.
Com a utilização de técnicas complementares, diminui-se o campo de resistência do paciente, possibilitando a abordagem direta do inconsciente.
É importante ter em mente que ainda se trata de uma abordagem que estimula o autoconhecimento e, por isso, levará um tempo até que o tratamento possa ser finalizado.
​
A psicanálise tradicional tem como objetivo tratar os distúrbios do inconsciente, mostrando-se, muitas vezes, limitada se não se adaptar as técnicas modernas atuais.
A adoção de técnicas alternativas busca estimular o autoconhecimento, de forma mais completa por oferecer um tratamento integrativo e espiritualizado.